A área da Arte Visual e Design é extremamente ampla. Abrange qualquer forma de representação visual, ou seja, cor e forma.

Outras formas visuais dramáticas costumam ser incluídas em outras categorias, como teatro, música ou ópera, apesar de não existir fronteira rígida. É o caso da arte corporal e da arte interativa ou mesmo do Cinema e do Vídeo-arte.

As artes que normalmente lidam com a visão como o seu meio principal de apreciação costumam ser chamadas de artes visuais. Consideram-se artes visuais as seguintes: pintura, desenho, gravura, fotografia e cinema. Além dessas, são consideradas ainda como artes visuais: a escultura, a instalação, a arquitetura, a novela, o web design, a moda, a decoração e o paisagismo.

Os artistas retratam seu tempo e sua sociedade. O mundo de hoje tem características próprias, as quais são espelhadas tanto nas artes emergentes quanto nas consolidadas. Nesse contexto, as Artes Visuais são um campo vasto de atuação e abrigam interfaces com outras áreas, como Comunicação, Publicidade e Propaganda, Têxtil e Moda, Marketing, Editoração, Jornalismo, Televisão, Cinema, Teatro, Fotografia, Design Gráfico, Design de Produto, Arquitetura, Decoração, Engenharia, Saúde e Educação.

O curso de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais (BLAV) habilita o profissional para a produção, a pesquisa, a crítica, a gestão e o ensino na área. Essa diversificada formação teórico-prática proporciona uma inserção no mercado de trabalho em condições privilegiadas para o exercício das atividades artísticas. Para o profissional que já trabalha na área, é uma excelente oportunidade de obter o tão sonhado, e necessário, diploma universitário. É também muito atrativo para os profissionais de outras áreas que desejem fazer um coaching, ou seja, uma mudança de carreira.

O artista visual integra equipes para produção de trabalhos específicos de escultura, pintura, gravura, desenho, fotografia, vídeo arte, cinema, web art e body art, desenvolve performances e prepara instalações artísticas para exposições em galerias, museus, coleções, espaços públicos e privados. Adicionalmente, atende encomendas de representação de cenas, grafites, decoração de ambientes, construção de objetos e figuras bi e tridimensionais para utilização em eventos culturais, educativos, publicitários e empresariais.

Os conhecimentos de história da arte e de estética, aliados às habilidades de execução visual, são aplicados em funções de direção de arte; animação; planejamento e execução de cenários, vídeo grafismos, maquetes, mockups, cenotécnica para cinema, teatro, televisão e vídeo.

A seguir trabalhos que realizei para o segmento cinema publicitário.

Scroll Up