O MySpace, ou mesmo o Orkut, viraram ferramenta básica para uma grande parcela das novas bandas e músicos que buscam um espaço para divulgação de seus trabalhos.
Agora, para os músicos que buscam colaboradores ou parceiros foram lançados alguns sites muito bacanas que valem a pena ser mencionados. Com ferramentas de gravação e edição musical como o Garageband ou o Pro Tools mais acessíveis, a geografia não deve ser mais uma barreira para artistas e músicos encontrarem parceiros.
O Indaba Music é uma social network com tendência musical, oferecendo aos usuários um espaço para colocar suas músicas e facilitando sessions públicas e privadas (você escolhe) nas quais vários artistas podem colaborar com o projeto.
Por exemplo, você tem um solo de guitarra e precisa de uma base de baixo. A proposta do site é exatamente você poder contar com a colaboração de parceiros no mundo todo, criando sons totalmente diferentes do que vemos por aí.
Já o JamNow permite que você faça isso ao vivo, simultaneamente. Isto é, alguns músicos podem iniciar uma session e irem convidando outros para participarem numa interação que está acontecendo online.
Será oferecida até uma ferramenta na qual os músicos podem cobrar por um e-ticket para um concerto virtual. Parece bem interessante né?
Outro site bem legal, mas mais voltado para quem gosta de ouvir e se informar sobre música é o MusicMesh. Ele é mais um site que concentra diversas ferramentas da web, junta dados de várias fontes, como Youtube, Wikipedia e Amazon.
Você procura uma banda e ele relaciona diversas informações disponíveis na web. Por exemplo, mostra todos os vídeos que estão no Youtube, faixa por faixa, e traz outros discos de bandas e estilos similares como indicação para você continuar explorando o mundo da música. Aproveite!
Scroll Up