Andando pelas ruas e áreas de comércio da Ilha de Santo Amaro, resolvemos desenvolver uma ação para envolver e valorizar o comércio local, envolvendo Escolas, ONGs, Associações e  consumidores. Uma  ‘ação’  de cidadania  e compartilhamento a fim de fomentar o comércio local.

Nasce então, o projeto “Guarujá um presente para você”, onde todo comércio, em qualquer segmento, poderá participar: do mais simples comércio como uma banca de revistas e padarias a restaurantes, hotéis, lojas de carros,  lojas de departamentos…  Todos, unidos em oferecimento dos mais nobres, divertidos e maravilhosos desejos.

O Projeto destina  aos envolvidos as “Árvores dos Desejos”, que estarão presentes nas principais áreas de comércio, serão o ícone principal da ação, representante físico de tudo o que desejamos a nós mesmos e ao próximo, principalmente nessa época do ano. Escolhemos as Terminalia catappa, conhecidas popularmente como chapéu-de-sol, por serem árvores fortes e generosas, por suas qualidades ornamentais, úteis, medicinais e alimentares além de  populares  em nossa cidade.


De forma lúdica, as árvores serão decoradas: peças recortadas e Ps  branco leitoso e adesivadas, em cores variadas, com os desejos de Amor, Paz, Saúde, Fé, Sorte e Dinheiro. Placa informativa, produzida em madeira, com espaços para cartões, em papel semente, carimbados. Os cartões serão retirados e semeados pelas pessoas após suas compras de Natal, polinizando o Amor, a Paz, a Saúde, a Fé, a Sorte, e o Sucesso Financeiro.

A ação com o comércio será por período determinado, na época natalina de 2011, nos meses de Novembro e Dezembro. Com o título de “Natal Compartilhado” onde os consumidores  farão suas compras de final de ano no comércio local, participando com seus mais sinceros desejos, e os comerciantes e empresários estarão proporcionando descontos, facilidades de pagamento e  principalmente sorteios de produtos, tudo para realizar o máximo de desejos, fazendo valer a frase, “neste ano o comércio faz acontecer”.  Todo comércio participante, se beneficiará com divulgação no site, receberá postais promocionais, cupons e urna.

Objetivamos o apoio da Prefeitura do Município e suas Secretárias como motor principal desta iniciativa para a cidade. Comércio e cidadãos, munícipes ou visitantes, pois acreditamos que compartilhar é fortalecer, estruturar, juntar forças, e participar. Num conceito mais inclusivo, se envolver, experimentar. Isso ajuda a clarear nossa compreensão individual sobre “necessidades e soluções”, e gerar benefícios a todos estabelecendo uma rede colaborativa.

Guarujá um presente para você, contempla ações na web com Blog (www.natalcompartilhado.com) atualizado diariamente, Fan Page no Facebook, perfil (Natal Guarujá) no Twitter, canal no Youtube, galeria de fotos no Flickr. A fim de proporcionar boa visibilidade, significativa audiência, e contempla a participação de todos os envolvidos que poderão compartilhar seus vídeos, suas fotos, seus comentários, e assim gerar conteúdo colaborativo.

Sobre os patrocinadores: Estarão presentes nas ações desenvolvidas na web, impresso no verso dos cartões em papel semente, em mídia de apoio como postais e banners, receberão urnas, e cupons, bem como banners para divulgar sua participação, e as promoções que estejam realizando para fazer ‘acontecer os desejos’.

Contempla também a participação das crianças e dos jovens do município, através das Escolas, ONGs, Associações as quais receberão kits para produção para suas próprias ‘Árvores dos Desejos’. Despertando assim, em nossas crianças e jovens, a importância e a necessidade de compartilhar, estaremos incentivamos um verdadeiro começo, a fim de estabelecer uma nova ordem de valores, imprescindível para a formação de uma nova sociedade com cidadãos atuantes e interessados.

Potencializando a participação de todos, teremos ainda transmissões ao vivo de sorteios via web, equipe de auditores para garantir e credibilizar toda a ação, e voluntários que estarão circulando nos pontos participantes a fim de observar, gerar relatórios e auxiliar todos os envolvidos nesta iniciativa.

Compartilhe seu Natal, faça seu desejo acontecer!


Fotos ilustrativas


Share on Facebook0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Google+1Tweet about this on Twitter