ikat1

.

Ikat é um estilo de tecelagem que usa uma tintura antes dos fios serem tecidos para criar um padrão ou desenho, por um processo semelhante ao tie-dye quer na urdidura ou trama . Um duplo Ikat é quando tanto a teia quanto a trama são tingidas antes da tecelagem.

.

ikat3

Ikat significa “para amarrar” ou “o efeito de vincular” no idioma malaio, e tem a mesma raiz enquanto as palavras dekat ( “fechado”),  lekat ( “a pau”),  pikat ( “para a captura”) etc. Através do uso comum, a palavra vem descrevendo tanto o processo e os pano em si. Ikats têm sido tecidos em culturas de todo o mundo.

Na América Central e do Sul, Ikat ainda é comum na Argentina, Bolívia, Equador, Guatemala e México.

No século 19, o ‘Silk road’ deserto oásis de Bukhara e Samarcanda (no que é agora Uzbequistão na Ásia Central) eram famosos pela sua fina seda Ikat uzbeque. Índia, Japão e vários países do Sudeste asiático têm culturas com longas histórias de Ikat produção. Duplo Ikats ainda podem ser encontrados na Índia, na Guatemala, do Japão e da Indonésia ilhas de Bali e Kalimantan.

Como qualquer ofício ou arte forma, ikats variam muito de país para país e de região para região. Desenhos podem ter significado simbólico do ritual ou que tenham sido desenvolvidos para a exportação. Ikats muitas vezes são símbolos de status, riqueza, poder e prestígio. Talvez por causa da dificuldade e o tempo necessário para fazer ikats, algumas culturas acreditam que o pano está impregnado com poderes mágicos.

.

ikat2

A história de ikat

Lá são conhecidas as ligações entre a produção de ikat  na Índia e no Sudeste da Ásia. Patola Cloth produz um  ikat duplo , Gujarat, Índia ocidental  e era exportada para a Indonésia para a utilização das famílias reais. Os padrões do Patola Ikats têm importantes semelhanças com o ikats produzidos em Bali, Indonésia. Antigas rotas comerciais ligadas a Índia eo Sudeste Asiático, como Camboja e também relacionada com a Índia na Ásia Central.

É extremamente difícil, senão impossível,  determinar a origem da técnica de Ikat devido à fragilidade dos tecidos  que não sobrevivem  por mais de alguns séculos. Provavelmente, a técnica tenha sido desenvolvida em vários locais diferentes, de forma independente. Ikat era conhecido por ser produzida em várias culturas da América Central e Sul. Os padrões florais são tradicionalmente utilizadas na Europa, em Maiorca, Espanha.

Categorias: ArquiteturaArtFashion

Adirson Allen

evangelista de tecnologia, designer de tendências e cool hunter