solar05

O projeto PlanetSolar, é apresentado como aquele que é preenchido, ou melhor coberto com 1500 metros quadrados de painéis solares.

Assim será a maior embarcação powered solar de todo o mundo e com uma agenda audaciosa, de ser o primeiro barco a circunavegar o globo alimentado exclusivamente por energia solar.

Já em 2010, a primeira volta ao mundo será uma viagem alimentada por energia solar com escalas, ao longo da linha do equador, pois é onde o valor máximo de luz solar esta disponível.

Serão mais de 40.000 km de viagem, terá a duração de 120 dias e uma velocidade média de 10 nós. Duas pessoas de tripulação, irão atravessar o Oceano Atlântico, o Canal do Panamá, o Oceano Pacífico, Oceano Índico e finalmente o canal do Suez, para voltar pelo Mediterrâneo.

PlanetSolar está sendo financiado pela Rivendell Holding AG, uma empresa suíça no segmento de energia renovável, o fundador do projeto é Raphael Domjan que trabalha com Gérard d’Aboville, uma lenda marítima.

O navio está em construção, quando finalizado serão 98 metros de comprimento e 50 metros de largura, com alguma margem adicional de superfície exposta, denominadas  “velas solares”. O navio está sendo construído em Knierim Yacht Club em Kiel, na Alemanha.

solar04solar03solar02solar06solar01solar09solar07solar08

Categorias: Tecnologia

Adirson Allen

evangelista de tecnologia, designer de tendências e cool hunter