Dono de um click singular, Steve Meisel é o nome mais citado quando o assunto é fotógrafo de moda. Nascido nos EUA, obteve destaque mundialmente após colaborar com Madonna para o livro Sex em 1992.

O fotógrafo disse ser aficionado por rostos femininos desde a infância. Freqüentemente, trocava as brincadeiras para copiar as fotos das modelos que apareciam na Bazzar e Vogue. Onde ele agora tem espaço garantido, principalmente na Vogue italiana, que permitiu a ele realizar editoriais históricos. Nunca direcionou o editorial de forma a fazer dele um catálogo publicitário. Suas fotos resultam de um roteiro. As modelos precisam interpretar a subjetividade que Steve deseja alcançar.

Trabalhava como ilustrador e obcecado pelas modelos, começou a fotografar quase de brincadeira. Pouco tempo depois, iniciou como fotógrafo em uma revista americana para adolescentes. Foi capaz de criar um estilo tão único que é fácil reconhecer quando o editorial é feito por ele. Integrou arte e moda. Misturando moda a assuntos como política, preconceito e sexo.

Com seu trabalho já impulsionou a carreira de muitas modelos. A sua última grande descoberta foi a russa Sasha Pivovarova, first face em Paris e Milão.

Steven Meisel também foge das formas convencionais na publicação de seus trabalhos, dou destaque para este Objeto do Desejo que ganhei de meu cunhado residente em Geneve e que de passagem por Milão, surpreendente lembrou de mim ao ver este quebra cabeça no escritório de um de seus clientes. Para minha sorte o mesmo não tinha tanto interesse pela obra e a revendeu para meu cunhado.

São 1000 peças para montar a imagem da top model Meghan Collison, foram produzidos em uma edição limitada de 1000 exemplares numerados, devidamente assinados e manufactured by Editions Ricordi, empresa que produz quebra cabeças desde 1808.

Mas se você ficou tentado a ter ou com inveja de quem tem um desses, ainda existem alguns com o pessoal do Art and Commerce, é correr que da tempo de ter um.

 

Categorias: Fashion

Adirson Allen

evangelista de tecnologia, designer de tendências e cool hunter