movesp08
movesp07

Masp, Copan, Hotel Unique viram revisteiro, cadeira e mesa lateral. Tudo começou com um projeto para uma feira na Etec. Influenciados pela formação em arquitetura do professor, o grupo produziu móveis com formas de edifícios da capital paulista.

A espreguiçadeira simula o “S” do Edifício Copan de Oscar Niemeyer. Vermelho, cor ícone do museu, o revisteiro Masp aproveita sobras de marcenaria. Dois hotéis foram homenageados: a luminária-mesa Unique – recicla madeira de construção, e as luminárias Hilton são de aço, acrílico e madeira. Misto de móvel e luminária decorativa, a mesa de canto Unique também recicla madeira de construção. Dentro da peça que remete ao hotel de Ruy Ohtake, uma lâmpada fluorescente ilumina as “janelas” circulares da mesinha. Aço, acrílico e uma base de madeira compõem as linhas da luminária Hilton.

Todos criados e produzidos pelos finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Estudantes do 3º módulo do curso Técnico de Design de Móveis da Escola Técnica Estadual Guaracy Silveira, mantida pelo governo de São Paulo, propõem trazer para dentro de casa os principais marcos da paisagem paulistana. O projeto de Carla Barbosa, Érika do Prado e Íris de Oliveira, orientado por Daniel Candia.

O projeto é para aprender sobre madeira e maquinário, mas também softwares, história, arquitetura, trabalho com plástico, metal e recicláveis, e até princípios de física. Além de produzir, os alunos aprendem a comercializar os produtos.

movesp02movesp03movesp01movesp04

Categorias: Arquitetura

Adirson Allen

evangelista de tecnologia, designer de tendências e cool hunter