Mashup de informações referentes aos municípios brasileiros, apresentado para os usuários na forma de um widget, um mini aplicativo para redes sociais, blogs, mobile e outros, onde com alguns clicks você viaja pelo Brasil e  localiza seus municípios no Google Maps.

Multicipios foi idealizado para destacar a importância de cada município brasileiro, suas belezas naturais, arquitetura e peculiaridades. Além de ressaltar pessoas que se destacam com atividades interessantes e serviços prestados. Um aplicativo com grande potencial informativo e educacional.

O passo inicial foi formatar o aplicativo, que com dois cliques, levaria o usuário à informações sobre o município, sua história, infra-estrutura, características – o turismo – e,  à sua localização.

A questão localização foi resolvida com o Google  Maps, mas as informações básicas, eram pouquíssimas as oficiais  e outras iniciativas particulares, simplistas. Isso certificou a importância do aplicativo e também da necessidade de uma melhor representatividade das cidades, já que inexistem.

Com esse contexto, o caminho inicial foi realizar uma vasta pesquisa, com o intuito de encontrar links que melhor representassem os município brasileiros. Esse formato alimentava o aplicativo, mas cumpria, ainda parcialmente, com o que foi vislumbrado para o Multicipios Brasil. O aplicativo participou de Concurso Internacional  de aplicativos para redes sociais –  Facebook, Orkut e My Space – sendo muito bem colocado para integrar-se a base de aplicativos das redes sociais, mas não para ser monetizado.

Assim, ele ficou arquivado e disponível nas galerias de aplicativos.

Acreditando no potencial do projeto e sabendo que entre os elementos que diferenciavam o aplicativo estava o forte apelo educacional, desde a facilidade de acesso ao conteúdo de interesse, a construção de um ambiente de relacionameto e trabalho virtual foi estabelecida.

Então, para responder da melhor maneira a esta demanda, foi criado um Network, com blog em WordPress, blog em Tumblr, canal no You Tube, perfil no Twitter, Facebook, Orkut, My Space e, por fim, uma rede social na base Ning.

“Passado o tempo, o aplicativo tem dado uma resposta incrível, veja os dados recentes, hum milhão de pessoas em pouco tempo, e as instalações pessoais do aplicativo não param de acontecer, reforçando nossas expectativas e nos certificando da demanda.

Nos incentivando a um ritmo mais contínuo de trabalho, visto que o tempo de dedicação para a iniciativa Multicipios, se faz diminuto com o sucesso explosivo das últimas semanas.

Falta-nos recursos para dar continuidade às atualizações necessárias, mas de uma forma ou de outra, tudo esta sendo desenvolvido – diz Adirson Allen, um dos mentores em uma breve conversa via chat, ” …esperamos encontrar o mais rápido, uma alma inteligente e capaz de investir nesta fase, pois num futuro próximo, todos estaremos ganhando, a alma investidora, nós os inventores, os usuários, e os nossos 5564 municípios”.

Share on Facebook0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Google+0Tweet about this on Twitter