bras01

Universidade de São Paulo guarda um extraordinário acervo bibliográfico e documental sobre assuntos brasileiros. Desde maio de 2006, este acervo foi enriquecido pela magnífica coleção reunida na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

É a partir do projeto BRASILIANA, que a USP novamente reitera o compromisso de colocar seu legado a serviço das futuras gerações.

Fiel à visão dos construtores de sua sólida sustentação e inigualável substância, o projeto BRASILIANA USP atende ao que temos por irrecusável responsabilidade: ampliar o acesso universal e irrestrito aos acervos documentais por cuja guarda, preservação e uso social somos responsáveis.

As bibliotecas e acervos que habitarão a nova casa que lhes é agora destinada no coração do campus de São Paulo, juntamente com as demais bibliotecas da Universidade, guardam vasto material que se constituirá, por muitos séculos, em referência para todos aqueles que buscam interpretar e imaginar a história do Brasil.

O acervo, intitulado Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, conta com mais de 17 mil títulos, entre os quais, a primeira edição de O Guarani, de José de Alencar, e o original de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.

O Projeto Brasiliana USP será instalado no coração do campus da USP, entre os edifícios da Reitoria e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. O edifício de 20.000 m2, que está atualmente em construção, foi desenvolvido pelos escritórios Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb, com a assessoria da FAU, dentro das mais rigorosas exigências para um edifício dessa natureza.

Tomaram-se como paradigma as mais conceituadas bibliotecas americanas, tais como a Beineke Library da Universidade de Yale, a Morgan Library, a New York Public Library e a Biblioteca do Congresso, bem como a Biblioteca Nacional de Paris.

Além de abrigar os acervos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e do Instituto de Estudos Brasileiros, garantido as melhores condições de acesso aos seus usuários e suas atividades regulares de pesquisa, ensino e extensão.

O novo edifício será a base da construção da Biblioteca Brasiliana Digital, todos os exemplares, um a um, estão sendo digitalizados e estarão disponíveis a todos pela internet.

bras02bras03bras04

Scroll Up