Design para redes sociais, ou Social Media Design, é a aplicação do design digital, oriundo do design gráfico, para a criação de artes e conteúdo para as mídias sociais como Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, Twitter e etc. Trata-se de uma área que une tanto conhecimentos em design visual quanto de design estratégico.

Não é nenhuma novidade o quanto as redes sociais são importantes para o Marketing Digital. Um negócio que sabe se posicionar bem, tem melhorias no engajamento com o público, proximidade com os usuários e até fidelização de clientes.

Com o crescimento constante de usuários nas redes sociais, os negócios buscam criar uma presença online e um canal de comunicação direto com seus clientes. Todas as principais mídias sociais da atualidade oferecem ferramentas úteis para se desenvolver um posicionamento online relevante.

Design para redes sociais

Design para mídias sociais, qual a abordagem a se desenvolver?

Cada mídia social possui suas diretrizes e práticas próprias, e coisas que funcionam bem em uma podem não ser o ideal para outra. O que buscamos é sempre produzir engajamento do público alvo e, para isso, o conteúdo e design para mídias sociais deve ser adaptado de acordo com as necessidades.

Tendo isso em vista, muitas empresas e marcas produzem e realizam postagens regulares, sejam elas para promoção de vendas, comunicados, lançamento de produtos, reforço de marca e conteúdo relevante.

Um ponto a ser considerado é o forte apelo visual que essa abordagem exige. Nesse sentido, os post que possuem alguma imagem tendem a ter 30% mais interações do que uma postagem que possua apenas textos.

O design para redes sociais é, talvez, o aspecto mais importante da confecção do material de social media. O texto pode ser o que convencerá o usuário, mas a imagem que chama a sua atenção e o faz interagir com a publicação.

Devido à grande quantidade de informações que recebemos diariamente nas mídias sociais, a comunicação deve ser sempre objetiva e rápida, caso contrário não despertará interesse e se perderá em meio a todas as outras.

Crie conteúdo específico para cada plataforma
Como já citado, cada rede social tem um público e formato de conteúdo diferente. No Instagram onde o formato quadrado impera, as pessoas tendem a ter uma atenção a detalhes bem menor que no Facebook, que, a depender do conteúdo, os usuários podem até parar para ler um texto mais longo. Conteúdos em vídeo possuem uma boa absorção por parte do público, e o stories é um ótimo formato a ser explorado para vídeos de até 10 segundos. Tendo isso em vista, é de suma importância estar atento ao formato exigido pela rede social na hora de desenvolver e publicar conteúdo.

Respeite os formatos com criatividade
Mudanças de layout, novas cores para determinadas categorias de produtos, uma nova tipografia para uma campanha, abordagens gráficas diferentes, tudo isso pode ser experimentado. É importante sempre manter o manual de identidade visual da empresa em mente para não destoar demais, criando ruídos entre a campanha e a imagem da empresa. Experimente modelos diferentes, pois um conteúdo repetitivo visualmente pode se tornar monótono para os usuários.

Acompanhe o desempenho
Mantenha-se informado a respeito do engajamento que a suas artes recebem quando postadas, isso é importante para perceber pontos que devem ou não ser mudados e a eficiência de novas estratégias desenvolvidas.

Design para redes sociais

Todas as mídias sociais, oferecem formas de interações rápidas e diretas por parte do usuário, fazendo delas o campo de testes ideal para experimentar novos produtos. Pensou em um produto ou serviço novo? Experimente primeiro o lançamento online, e monitore o engajamento para analisar a aceitação do seu público ao novo produto. Caso seja positivo, você terá as informações necessárias para também investir em outros meios publicitários para lançá-lo.

É vital se manter atualizado e novo nas mídias sociais, lembre-se que novidades são sempre interessantes. E para isso é necessário estar aberto a experimentar e testar coisas novas no seu design para mídias sociais. Tenha em mente sempre que um negócio que não inova, tende a deixar de ser competitivo.


Adirson Allen

evangelista de tecnologia, designer de tendências e cool hunter