MARTa Herford – Alemanha
O projeto subjacente ao museu, segundo o director artístico Jan Hoet, é recuperar o conceito de obra de arte total “Gesamtkunstwerk” num complexo inicialmente pensado para sublinhar o design de mobiliário.
A oferta museológica pretende ultrapassar o conteúdo exposto, alargando o horizonte expositivo com a inclusão de conceitos da própria indústria e dos aspectos económicos implicados no ramo do mobiliário.
O Museu foi inaugurado a 7 de Maio de 2005 enriquecendo assim o panorama museológico com este novo conceito.A estratégia fundamental de desenho baseou-se na incorporação de um fragmento de um edifício industrial que existia já no local, integrando-o nos novos edifícios construídos a sul e norte deste e tornando-o na peça nuclear deste novo complexo museológico.
O edifício existente tem 3.425 m2 e alberga o átrio (lobby) de entrada para todo o museu, uma loja no piso térreo e galerias bem como uma área para testes de mobiliário nos pisos superiores. Os visitantes entram no complexo através de uma praça central de entrada que é flanqueada de ambos os lados por edifícios novos.
No museu o corpo principal consiste duma nave com 22 m de altura, circundada por quatro galerias menores.
Todos os espaços expositivos recebem luz natural através de clarabóias.
O espaço destinado às exposições, permanente e temporárias tem aproximadamente 2.500 m2.
O carácter original do edifício existente foi preservado.
O exterior de ambos os novos edifícios é revestido a tijoleira Klinker, comum na construção desta região e aço inoxidável, predominante nas coberturas.
Scroll Up