GM Futurliners eram um grupo de ônibus estilizado concebido nos anos 40 por Harley Earl para a General Motors.

Eles foram utilizados em na Parada do Progresso, que percorreu os E.U. mostrando novos carros, demonstrações da ciência pioneira e de novas tecnologias.

O Futurliners foram utilizados a partir de 1940 a 1941 e novamente de 1953 a 1956, um total de 12, foram construídos.

Cada Futurliner exibia modernos avanços da ciência e da tecnologia como as turbinas de um jato, som estereofônico, fornos microondas, televisão e muitas outras maravilhas modernas da época.

A Parada do Progresso foi interrompida pela II Guerra Mundial. Os veículos foram remodelados pela GM e a Parada retornou em 1953 e apenas permaneceu até 1956. Além dos doze Futurliners, a Parada do Progresso incluiu 32 veículos apoio.

Os doze Futurliners foram abandonados pela General Motors e nos anos que se seguiram, dois Futurliners foram doados pela GM para o Michigan State Police. Pelo menos um Futurliner foi comprado pela Oral Roberts e utilizado como um templo portátil durante as cruzadas evangélicas dos anos 1960, mas esse veículo pode ter sido levado para América Central e posteriormente  América do Sul.

Outra histórias e acontecimentos bizarros cercam o resto da frota, o Futurliner # 11 teria sido vendido por um recorde de $4000000 (+ prémio) em 2006 em um leilão na  Barrett-Jackson  no Arizona. O Futurliner # 10 acredita-se ser o mais fielmente exemplar restaurado, mas sua localização é desconhecida. Neste ano o Futurliner # 8 apareceu sendo entregue ao seu novo proprietário Sr. sueco Nicklas Johansson, que tem planos para restaurá-lo durante um período de 10 anos e é a primeiro e único Futurliner na Europa.

Outros sobreviventes conhecidos são usados como um motorhome e 2 na publicidade. E os outros vagam por ai guardados a sete chaves ou na espera de serem restaurados.

Saiba mais sobre a Parade of  Progress e também coisas atuais dos GM Futurliners.

.

Categorias: Design

Adirson Allen

evangelista de tecnologia, designer de tendências e cool hunter

1 comentário

me · dezembro 12, 2008 às 3:01 am

word

Os comentários estão fechados.