Inspirados por uma samambaia pesquisadores desenvolveram um protótipo de eletrodo inovador, que poderá ser a resposta para o desafio de armazenamento de energia solar.

O eletrodo inovador pode ser combinado com uma célula solar para colheita e armazenamento de energia no mesmo “chip”.

O armazenamento de energia tem sido um dos principais obstáculos para adoção generalizada de energia solar, mas isso pode estar prestes a mudar. O eletrodo inspirado na natureza, desenvolvido por dois cientistas, Litty Thekkekara e Min Gu da Universidade RMIT na Austrália, pode conter a chave para o armazenamento drasticamente melhorado. O eletrodo que é inspirado no padrões da folha de uma samambaia, promete aumentar em muito a capacidade de armazenamento de energia.

O protótipo baseado em grafeno também abre um novo caminho para o desenvolvimento de um filme fino e flexível com características de captação e armazenamento de de energia proveniente dos raios solares.

A revista Scientific Reports publicou a pesquisa, onde fica claro que usando o novo elétrodo em combinação com uma célula solar, será possível o desenvolvimento de películas solares flexíveis, que substituirão as tradicionais placas solares rígidas, volumosas que são limitadas no uso. Com as películas solares flexíveis as baterias atuais se tornarão uma coisa do passado, num futuro próximo os carros híbridos não vão precisar de estações de carga, edifícios serão auto-alimentados e eletro domésticos vão parecer inteligentes.

O trabalho realizado pelos cientistas, demonstra um novo design de eletrodos de grafeno, construída a laser biomimético a estrutura é similar a encontrada nas folhas de samambaia, que tem como característica intrincados padrões de auto-repetição conhecidos como fractais. O desenho se baseou na própria solução genial da natureza para o desafio de preencher um espaço da maneira mais eficiente possível.

O novo eletrodo é projetado para trabalhar com Supercapacitores, que podem carregar e descarregar energia muito mais rápido do que os sistemas convencionais. É uma tecnologia emergente que pode promover a energia solar como a fonte preliminar de eletricidade.

Share on Facebook2Pin on Pinterest2Share on LinkedIn1Share on Google+0Tweet about this on Twitter