hugo08

Pieter Hugo apresenta sua série de fotos intitulada Nollywood, onde ele explora a realidade multicamada da industria do cinema nigeriano.

Ele realizou o trabalho em 2008, mas retornou subseqüentemente a Nigéria na África, para estender e se aprofundar neste tema de trabalho e a série será publicada em outubro 2009.

Hugo retornou para complementar e entender melhor Nollywood, pois é a terçeiroa maior industria de cinema no mundo, liberando entre 500 a 1 000 filmes todos os anos.

Os nigerianos produzem filmes em seus próprios termos, dizendo as histórias que apelam e refletem as vidas de seu público, sendo um exemplo raro de auto-respresentação em tal escala na África.

O continente tem uma tradição rica de histórias populares que são difundidas via oral e escrita, mas nos últimos anos as ficções tem sido transportadas como nunca para os meios populares de mídia, exemplo o cinema.

As estrelas são atores locais, os roteiros confrontam o público com situações familiares de romance, comédia, feitiçaria, corrupção, prostituição. A narrativa é overdramatic, destituída na maioria das vezes de términos felizes e a estética é excessivamente violenta.

hugo07hugo06hugo05hugo04hugo03hugo02hugo01

Scroll Up