Cientistas e startups estão desenvolvendo métodos de transmissão de energia sem fio.

Essa tendência pode cortar a desordem dos cabos de alimentação e proporcionar novos usos de fontes limpas de eletricidade.

Embora a ideia possa parecer futurista, não é particularmente nova. Nicola Tesla propôs teorias da transmissão de energia sem fio no final dos anos 1800 e início dos anos 1900. Uma de suas exibições mais espetaculares envolvia acender remotamente as luzes no chão em sua estação experimental em Colorado Springs.

Nikola Tesla imaginou fornecer energia para o mundo sem a necessidade de um emaranhado de fios amarrados por toda parte. O mais próximo que ele chegou de perceber a transmissão sem fio foi a bobina de Tesla , que ele criou em 1891. No entanto, seus sonhos eram muito maiores, abrangendo uma rede elétrica global sem fio que qualquer lar ou empresa poderia explorar à vontade.

O trabalho de Tesla foi impressionante, mas não levou imediatamente a métodos práticos e generalizados de transmissão de energia sem fio.

Desde então, os pesquisadores desenvolveram várias técnicas para mover eletricidade por longas distâncias sem fios. Alguns existem apenas como teorias ou protótipos, mas outros já estão em uso. Se você tem uma escova de dentes elétrica ou um smartphone, por exemplo, provavelmente você aproveita os benefícios da eletricidade sem fio todos os dias.

Campos magnéticos são uma parte natural do movimento da corrente através do fio. Toda vez que a corrente elétrica se move através de um fio, ela cria um campo magnético circular ao redor do fio. Dobrar (enrolar) o fio em uma bobina amplifica o campo magnético. Quanto mais loops a bobina fizer, maior será o campo. Um bom exemplo são as máquinas de tatuagem.

Se você colocar uma segunda bobina de fio no campo magnético que você criou, o campo pode induzir uma corrente no fio. Isto é essencialmente como funciona o sistema de transmissão elétrica sem fio.

Então funciona com três passos:

  1. Corrente da tomada na parede flui através de uma bobina dentro do carregador, criando um campo magnético. Essa bobina é chamada de enrolamento primário.
  2. Quando você coloca sua escova de dentes no raio de ação do carregador, o campo magnético induz uma corrente em outra bobina, ou enrolamento secundário, que se conecta à bateria.
  3. Essa corrente recarrega a bateria.

Como o carregamento sem fio continua a evoluir para além dos dispositivos portáteis de consumo, há uma infinidade de outros novos aplicativos, como laptops, tablets, drones, robôs, cozinha e carros conectados sem fio inteligentes.

Em 2008 foi estabelecido, o Wireless Power Consortium um grupo aberto e colaborativo de desenvolvimento de padrões, com empresas associadas em todo o mundo. As empresas do WPC são grandes e pequenas concorrentes e parceiros do ecossistema representando marcas de todas as partes do setor e de todas as partes do globo. Os membros colaboram com uma única finalidade: compatibilidade mundial de todos os carregadores sem fio e fontes de energia sem fio.

Transmissão de energia sem fio pode se tornar um grande negócio dentro de uma década.

A esperança é que você possa carregar seu meio de mobilidade elétrico enquanto estiver trafegando pelo caminho.

Agora, pesquisadores e empresas podem ter acertado a tecnologia de carregamento sem fio, já que conseguiram transmitir eletricidade sem fio a um objeto em movimento nas proximidades. Se a tecnologia for escalonável, podem ter descoberto uma maneira de permitir que os carros e outros meios de mobilidade elétricos recarreguem enquanto estão em movimento, eliminando problemas de disponibilidade da estação de recarga e o alcance da bateria de EV (Eletric Vehicle). Se esse obstáculo final for realmente superado, a eletricidade poderá facilmente se tornar o combustível padrão para meios de mobilidade elétricos em todo o mundo.

O potencial dos caminhos eletrificados é enorme.

Então vamos falar de “caminhos eletrificados”, imagine nunca ter que parar em um ponto de recarga ou esperar horas enquanto a bateria do seu carro, patinete ou bicicleta é carregada. Em vez disso, você simplesmente dirigirá seu veículo elétrico enquanto sua bateria mantém a carga.

Uma bobina no meio de mobilidade receberá eletricidade de uma série de bobinas conectadas a uma corrente elétrica embutida na rua, na ciclovia ou na calçada. Com bobinas embutidas nos caminhos, poderíamos eventualmente desfrutar de um sistema viário e rodoviário totalmente automatizado.

Sistema de eletrificação dinâmica sem fio para transporte elétrico. Uma tecnologia revolucionária que reduz a necessidade de uma bateria grande no veículo e o impulsiona sem fio através de uma infraestrutura mínima localizada sob a pista de direção.

Empresas e Iniciativas vêm surgindo em todo mundo.

A WiTricity Corporation foi fundada em 2007 para comercializar uma nova tecnologia para eletricidade sem fio inventada e patenteada dois anos antes por uma equipe de físicos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), liderada pelo professor Marin Soljačić. O professor Soljačić e sua equipe provaram que os campos magnéticos de dois dispositivos projetados apropriadamente, com frequências ressonantes muito próximas, podem se agrupar em um único campo magnético contínuo, permitindo a transferência de energia de um dispositivo para outro com alta eficiência e alcance que é útil para aplicações do mundo real.

Fundada em 2013, a ElectReon é negociada na Bolsa de Valores de Tel Aviv (TASE). A empresa ocupa uma instalação de 3.000 m², perto de Tel Aviv, com uma estrada de teste circular de 260 metros.
ElectReon tem como objetivo mudar o mundo dos transportes e reduzir a poluição do ar, criando uma infraestrutura inteligente ininterrupta para o uso de transporte público compartilhado.

Plugless da Evatran não teve sucesso apenas no conhecimento técnico. 100% de satisfação do cliente é a verdadeira medida do sucesso. Toda a empresa, desde a área de vendas e atendimento ao cliente até a engenharia, se orgulha e trabalha incansavelmente para criar uma experiência de cliente impecável. O ponto principal do Plugless é que a propriedade de EVs pareça perfeita e sem esforço. Como deveria ser.

A Qualcomm vem trabalhando em seu próprio sistema de recarga de carros sem fio, chamado Halo, desde 2012. Ele é usado pela Fórmula E para manter as baterias dos carros médicos BMW i3 e do i8 em cada fim de semana de corrida.

O poder do som, assim é chamada uma tecnologia pioneira de ultrassom, o sistema de energia sem fio da uBeam é composto por um transmissor modular em série e receptores de tamanhos variáveis, com base nas diferentes necessidades de aplicação. A proposta é construir a infraestrutura de energia do futuro, ajudando todos a cortar os cabos de uma vez por todas.

Em teoria, pode-se mover por um período ilimitado de tempo sem ter que parar para recarregar. O mais simples sempre vence. Uma vez que a tecnologia fica sem fio, você nunca mais vai querer se conectar novamente.

Scroll Up