O termo “gamification” foi criado em 2002 pelo programador britânico Nick Pelling. Tem se tornado uma forte tendência em empresas que querem engajar seus funcionários a aprender de uma maneira mais descontraída. Em seu livro Gamificar (Gamify em inglês) – Como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias, Brian Burke descreve a gamificação como “o uso do design de experiências digitais e mecânicas de jogos para motivar e engajar as pessoas para que elas atinjam seus objetivos”.

De uma maneira mais fácil, entendemos gamificação como um jeito de fazer com que as pessoas se envolvam emocionalmente com uma plataforma, de uma maneira que elas consigam atingir os seus objetivos através de uma ferramenta intuitiva e recompensadora.

Ela serve para estimular o desenvolvimento de habilidades através de um método inovador. Também é possível medir o desempenho do usuário de uma forma criativa e interativa. A gamificação promove um envolvimento emocional entre jogador e o jogo, despertando o desejo completar todas as tarefas para alcançar os próprios objetivos dentro da plataforma.

A seguir um pequeno roteiro com informações para entender como funciona Gamificação.

Scroll Up