“Phoenix Flowers” desenhado e desenvolvido por 7N Architects e Landscape Architecture RankinFraser, compõe o projeto Glasgow Canal Regeneration Partnership (GCRP), uma parceria entre Glasgow City Council e ISIS Waterside Regeneration, apoiada pela British Waterways Scotland.

O projeto envolve a revitalização radical desta ligação crucial entre a rede de canais e o centro da cidade de Glasgow, que foi cortado pela construção da auto-estrada M8 em 1960. Assim com o passar do tempo essa ligação desenvolveu uma interface hostil, tornou-se uma barreira, que agora deveria ser derruba para gerar um limite positivo para toda a região.

Antes da construção da auto-estrada o local era ocupado pelo Phoenix Park, então “Phoenix Flowers” foi assim batizado em referência ao antigo parque.

A nova esfera pública é significativamente atraente, um conjunto único de fluxo para pedestres e ciclistas com a superfície em resina vermelha para não constranger aqueles que utilizam o percurso.

E o destaque fica para a iluminação realizada por grande vasos e suas flores, o conjunto apresenta 50 “flores” de alumínio colorido voando no espaço 8 metros acima da rota em contraste deliberado à solidez do concreto.


Adirson Allen

evangelista de tecnologia, designer de tendências e cool hunter