gps_003

.

O dispositivo foi desenvolvido para motoristas rodando no Reino Unido por volta de 1920, mas com tão poucos carros nas estradas naqueles anos, o mesmo nunca decolou.

Agora remetido para o ferro velho da história, o Routefinder é um dos muitos gadgets patenteados pelos inventores no início do século passado e hoje é parte de uma coleção de estranhas e maravilhosas invenções, todos concebidos entre 1851 e 1951, que estão em exibição na Biblioteca Britânica em Londres.

A tecnologia um curioso cruzamento entre a era do espaço e a idade da pedra, constituiu-se de um pequeno mapa de rolar dentro de um relógio, para ser “rolada” vem dai o nome. 

Uma multidão de pergaminhos podiam ser montados no relógio para atender a viagem, do motorista e seus passageiros.

Isto prova que a navegação por satélite  é muito mais antiga do que se supunha.

.

gps_005

gps_004

gps_0061

.

Nos anos 30, houve um update (atualização) ou a chegada de uma segunda geração de navegadores no mercado chamado de Iter Auto, que é considerado oficialmente o primeiro navegador, pois não precisava de acionamento manual. Os mapas, ligados a um cabo, passavam na tela de acordo com a velocidade do veículo . Os navegadores com voz demorariam algumas décadas para surgir.

.

gps_002

gps_001

Categorias: DesignGadgets

Adirson Allen

evangelista de tecnologia, designer de tendências e cool hunter