A década de 1980, ou simplesmente ‘anos 80’, foi o período de tempo entre os anos 19801989.

.

Foi um período bastante marcante para a história do século XX ,segundo o ponto de visto dos acontecimentos políticos e sociais: é eventualmente considerada como o fim da idade industrial e início da idade da informação, sendo chamada por muitos como a década perdida para a América Latina.

Desenvolvido o IBM PC e o Apple Macintosh e as primeiras interfaces gráficas: o XFree86, Windows e o MacOS;

Desenvolvimento do CD;

Popularização dos BBSs;

Popularização dos computadores pessoais, ou PCswalkmansvideocassetes;

Início do Software Livre (Projeto GNU, Free Software Fundation).

Lançamento da estação espacial MIR, da União soviética;

No Brasil, o atentado ao Riocentro (1.981) e a morte de Tancredo Neves (1.985), ensejaram mudanças radicais aos rumos políticos do país; no mundo, o atentado contra o Papa João Paulo II e eleição de Ronald Reagan nos Estados Unidos da América e de Margaret Thatcher no Reino Unido marcariam toda a década de 80 e traçaram a política neoliberal que hoje é apanágio da maioria dos países capitalistas .

OPaíses Baixos liberaram a venda e consumo da maconha em estabelecimentos específicos, os “coffee shops”. O uso recreativo do ecstasy ganhou as ruas. Um ano depois, a droga foi proibida nos EUA e inserida na categoria dos psicotrópicos mais perigosos. Nos anos 80, o preço de um quilo de cocaína cai de 55 mil (1.981) para 25 mil dólares (1.984), o que contribui para sua disseminação.

Nrock, o punk se renova, mais acelerado e intenso (como no hardcore). O hard rock distribui-se em inúmeras vertentes (thrash metalspeed metalblack metal, etc.). Inúmeras bandas de rockpop surgiram nos anos 80: Dire Straitsa-haSupertrampU2QueenDuran Duran; no Brasil, RPMUltraje a rigorTitãsLegião urbana, entre outras.

Os anos 80 são conhecidos como a década da música eletrônica. Nesta época, o New Wave e o Synthpop se tornam os gêneros musicais mais vendáveis e populares, assim como toda a estrutura da Dance Music. Surge a MTV e o hip hop; advento da música eletrônica nas pistas de dança e as primeiras raves. No underground é criado o rótulo “música industrial” para bandas eletrônicas mais experimentais e obscuras, além de diversas bandas de rock de garagem que dariam origem ao grunge na década de 1990.

No Brasil acontece o primeiro Rock in Rio. É inaugurado o Sambódromo na cidade do Rio de Janeiro em 1984. As rádios apostam nos sucessos musicais desta década, editoras lançam coletâneas, e DJs abrem mão dos sucessos atuais para se especializar em “festas dos anos 80” (como é o caso de DJ Mind (Zé Luis), entre outros).

Dentre os artistas mais carismáticos, destacam-se Michael Jackson, com o álbum Thriller, o mais vendido da história, e que também inventou o videoclipe moderno; a contraparte feminina, MadonnaCyndi Lauper, um das principais ícones fashion de todos os tempos; Tina Turner voltou ao mundo da música lançando um novo álbum, Private Dancer, mega sucesso que a consagrou como rainha do pop, além de apresentações eletrizantes ao redor do mundo. Outros cantores que se destacam nessa década são Kylie MinogueJanet JacksonBoy GeorgeLionel RichieDavid BowieWhitney HoustonPaula AbdulPrinceBilly IdolBruce SpringsteenLaura Branigan, entre outros.

.

.

No Brasil, consolidavam-se o estilo musical da MPB, ou música popular brasileira (surgido na segunda metade da década de 60) as bandas de música pop e de rock and roll, como Legião UrbanaUltraje a rigorEngenheiros do HawaiiTitãsRPM.

.


Adirson Allen

evangelista de tecnologia, designer de tendências e cool hunter