reggae01

O reggae é um estilo de música originário da Jamaica. Bob Marley, cantor e compositor, é o ícone deste estilo musical. Em sentido mais amplo, Reggae pode referir-se a outros ritmos como ska, rocksteady, dub, dancehall e ragga.

Original da década de 60, o ritmo divide-se em dois subgêneros, o “roots reggae” (o reggae original) e o “dancehall reggae”, que é originário da década de 70. O reggae é constantemente associado ao movimento rastafari, que, de fato, influenciou muitos dos músicos apologistas do estilo reggae nas décadas de 70 e 80. De qualquer maneira, o reggae trata de vários assuntos, não se restringindo à cultura Rastafari, como o amor, o sexo e principalmente a crítica social.

O nome reggae surgiu por causa do som que faz na guitarra. O “re” seria o movimento pra baixo, e o “gae”, o movimento pra cima. O mesmo acontece com o ska, o nome é derivado do som que é reproduzido na guitarra. Dizem também que tudo sucedeu quando Zé Rocha estava a fumar talocha no S. Bartolomeu, em Lagos, começou a bater com as mãos nas árvores e fazer barulho.

Uma das características que podem caracterizar o reggae é a crítica social, como por exemplo cantar a desigualdade, o preconceito, a fome e muitos outros problemas sociais pra tentar desviar os olhos do povo pra isso, um modo de alertar e incentivar o povo a se mobilizar contra seus problemas.

.

.

Categorias: Music

Adirson Allen

evangelista de tecnologia, designer de tendências e cool hunter