mega01

No ano passado, a MegaRampa esteve no Brasil, foi a primeira vez que a estrutura foi montada no Hemisfério Sul. O sucesso foi tão grande que os ingressos se esgotaram em poucas horas, e milhares de pessoas assistiram a transmissão ao vivo pelo site. Isso tudo e a colaboração dos esportistas contribuiram para a volta da MegaRampa neste ano, a pista de 107 metros de extensão e 27 metros de altura, fez a felicidade nos dias 26 e 27 de setembro no Sambódromo paulistano, dos skatistas, bikers e toda a galera que curte esportes radicais.

O destaque aqui fica para linha de troféus, composta por dez peças que foram levadas para casa pelos melhores skatistas e bikers do planeta.

A criação é do designer Danilo Conti, idealizador do blog www.designecologico.com.br, espaço no qual além de apresentar sua experiência profissional, relaciona idéias, conhecimentos, ações, iniciativas e outros.

O material que compõe os troféus é madeira Sucupira e Amarelinho, árvores nativas do Brasil. As madeiras são certificadas pelo FSC (Conselho Brasileiro de Manejo Florestal), um sistema que garante a origem sustentável do produto florestal. O troféu é suspenso de sua base por um jogo de amortecedores de skate, que regula a inclinação da peça principal.

Além de utilizar a matéria-prima ambientalmente correta, Danilo Conti observou a necessidade de agregar o desenvolvimento social à proposta da sustentabilidade no troféu e realizou a produção junto à COOPERTIM (Cooperativa de Trabalho Integrado em Marcenaria), uma solução criada para a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. O bairro em que se localiza a COOPERTIM, é o de Cidade Júlia, que possui um dos mais altos índices de vulnerabilidade juvenil da cidade e do estado de São Paulo, segundo a pesquisa do SEADE, e essas conseqüências são: desemprego, pobreza e o consumo de drogas.

Segundo Danilo Conti: “A importância de um trabalho pontual, como no caso dos troféus da Megarampa, pode parecer pouco para quem olha de fora, mas para os jovens e cooperados que estão na periferia da cidade, é muito interessante contribuir de maneira efetiva para realização de um evento internacional, os fazendo vivenciar sobre o que é agir local e pensar global”.

A MegaRampa teve o patrocínio da Oi e supervisão técnica da Confederação Brasileira de Skate (CBSk). O evento contou com a parceria da Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Esportes.

mega02mega03mega04mega05mega06mega07

.

.

.


Adirson Allen

evangelista de tecnologia, designer de tendências e cool hunter