A inovação e o surgimento de determinadas tecnologias nos equiparam com respostas para muitas necessidades pessoais e até mesmo além. Um aspecto importante da vida humana centra-se em torno da saúde.

Então imagine como seria útil receber notificações ou alertas para possíveis problemas de saúde,  como seria bom ter um perfil pessoal de saúde e tudo isso configurado em nossos smartphones.

A boa notícia, é que a maior parte de tudo que foi citado é uma realidade com escala e sustentável.

Os conjuntos de dados cada vez mais crescentes capturados em diferentes locais de máquinas, interações homem-máquina e outros podem ser aproveitados para insights significativos, relevantes e muito necessários que podem elevar nossas capacidades, estratégias e resultados em muitos campos vitais, incluindo assistência médica. Os conjuntos de dados podem ser trabalhados para diferentes tipos de análise, sejam prescritivos, descritivos ou preditivos. Ao estudar os conjuntos de dados e criar modelos diferentes, podemos entender efetivamente o presente e prever os requisitos, necessidades e tendências no futuro.

Este modo de atender necessidades de saúde através de análise baseada em dados é chamado Análise dos Cuidados de Saúde.

O processo propicia o crescimento de todo o ecossistema Cuidados de Saúde por meio da Análise de Dados:

  • Vamos começar a discutir isso com a unidade mais fundamental desse ecossistema, o paciente. Ele pode receber alertas preventivos sobre seus problemas críticos de saúde e, assim, pode tomar precauções proativas para cumprir o velho ditado, “é melhor prevenir do que remediar”. Mesmo que ele não consiga lidar com o surgimento da doença, ele ainda pode encarar isso de uma maneira muito mais estratégica de ser informado oportunamente.
  • O diagnóstico do paciente irá ganhar velocidade e precisão. As variáveis ​​dependentes da classe, demografia, ficologia, características de doenças e outros. Assim essa iniciativa vai ajudar a construir melhores modelos para o esquema de diagnóstico eficaz.
  • Em um nível mais amplo, os hospitais podem estar prontos com instalações adequadas para enfrentar um surto sazonal de doenças graves. Além disso, será mais fácil julgar que linhas e em que regiões se deve expandir e abrir novos hospitais.
  • As empresas farmacêuticas podem visualizar melhor as vendas usando a previsão de vendas. Margens de lucro adequadas e otimização de custos podem ser alcançadas para medicamentos de marca antes que eles entrem na zona de balcão. Estratégias promocionais podem ser elaboradas com base em dados de prescrição médica.
  • O governo estará em condições de tomar decisões corretas e necessárias no momento certo para manter o estado de saúde da nação intacta. Isso orientará os pesquisadores a direcionar sua energia e tempo em questões mais urgentes e, assim, nosso ecossistema de assistência médica testemunhará a melhoria na qualidade e nas tecnologias para enfrentar os graves desafios de saúde.
  • Os provedores de seguros estarão em posição de entender melhor as situações e os riscos. Assim, eles podem estar preparados para serem seletivos em suas abordagens, aumentar a lucratividade e minimizar os riscos.

No caminho para atender tais perspectivas, também haverá muitos desafios na implementação.

A privacidade do paciente deve ser mantida em segurança.

Devido à diferença nas políticas das instituições, há um desafio em obter e gerenciar conjuntos de dados de informações.

Os conjuntos de dados em um sistema centralizado correm risco de mutação.

Se houver grupos diferentes contribuindo coletivamente para alguma causa.

A arquitetura do cliente-servidor também é um ponto de preocupação.

Tais desafios são de natureza séria e devem ser tratados com eficiência para alcançar os resultados desejados.

Para responder a esses desafios e superá-los, a tecnologia Blockchain parece ser uma resposta adequada.

Blockchain, portanto, vem como uma bênção no segmento de saúde. Pois apresenta benefícios para as diferentes partes interessadas na área de saúde:

  • Em primeiro lugar, Blockchain mantém a privacidade do Paciente segura com a ajuda de uma chave privada análoga à senha. As transações são mantidas como referências a locais onde os dados necessários são armazenados. Isso facilita o funcionamento mais rápido da plataforma Blockchain em todo o mundo. Um paciente, portanto, pode acessar seu histórico médico em qualquer lugar do mundo e isso permite que ele continue com tratamento de qualidade e organizado, mesmo que migre ou continue viajando.
  • As diferentes partes, provedores de pacientes, podem acessar os dados mantendo o paciente não identificável, portanto, não violando a privacidade do paciente. E, ao mesmo tempo, eles têm o poder de analisar os dados e descobrir insights mais novos e significativos que possam facilitar as perspectivas já discutidas.
  • A vantagem adicional é que também há redução de custos devido à infraestrutura e trocas necessárias. Além disso, não se limita à escalabilidade prática da emissão de dados. Também desencadeia uma forte luta contra os medicamentos falsificados.
  • As companhias de seguros são ajudadas pela manutenção de seus registros e, portanto, por verificações mais rápidas e, portanto, por um pagamento mais rápido de sinistros.
  • Os pesquisadores podem acessar os dados para suas percepções e orientação, superando as dificuldades mencionadas anteriormente.

No entanto, existem algumas preocupações que parecem ser barreiras para a mitigação do cenário atual da atuação de Blockchain . Algumas questões-chave são infra-estrutura subdesenvolvida, escassez de aplicações dinâmicas, desconhecimento de possíveis benefícios, visões nebulosas de executivos e as barreiras de diferentes regulamentações e normas para sua concessão em diferentes países.

Mas certamente podemos esperar por novos dias brilhantes no segmento Cuidados de Saúde.

Pois existem avanços maciços na aplicação de Blockchain:

    • O Medicalchain é uma plataforma descentralizada que permite o intercâmbio e uso seguro, rápido e transparente de dados médicos.

    • A plataforma Blupass conecta pacientes, provedores e operadoras por compartilhamento de dados descentralizado.

    • Como líder global em tecnologia, serviços e soluções médicas, a Medtronic melhora a saúde e a vida de milhões de pessoas.

Esses são alguns bons exemplos do potencial indispensável da sinergia entre Análise dos Cuidados de Saúde e Blockchain, para atender as necessidades em várias frentes do cenário da Saúde.

Scroll Up