A professora americana de arquitetura, Ginger Krieg Dosier de 32anos, que atualmente é professora adjunta de arquitetura na American College da Universidade de Sharjah de Arquitetura, Artes e Design, em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos, ganhou este ano o prestigioso Metropolis Next Generation Design Prize, com o projeto “Biomanufactured Brick”.

“ONE DESIGN FIX FOR THE FUTURE” o objetivo desta versão, foi alcançado e ficou entendido como vencedor pelos juízes o projeto da professora Dosier, que documentou e testou uma pequena correção para mudar o mundo.

Considerando que mais de 1.300.000 milhões de tijolos são fabricados a cada ano no mundo, e que em média o processo de cozimento emite mais carbono do que a frota da aviação do mundo inteiro. Fazer uma mudança nesta parte de nossas vidas cotidianas quase sem exame pode trazer um enorme impacto benéfico sobre o meio ambiente.

Assim Dosier idealizou substituir o processo atual por um novo modo de produção que pode ser feito em localidades sem infra-estrutura moderna e sem utilizar calor.

Biomanufactured Brick começa com a areia, que é impressa com uma camada de bactérias, cloreto de cálcio, e uréia. Os tijolos são construídos uma camada de cada vez, os micróbios na areia reagem com a mistura gerando uma liga tão forte como o mármore.

Dosier está sonhando grande, pois sua idéia da substituição de tijolos tradicionais por biomanufactured reduziria as emissões de carbono em todo o mundo por “pelo menos” 800 milhões de toneladas por ano.

Ela é atualmente um professor adjunto de Arquitectura da American College da Universidade de Sharjah de Arquitetura, Artes e Design, Emirados Árabes Unidos.


Adirson Allen

evangelista de tecnologia, designer de tendências e cool hunter