Considerando o barulho, é surpreendente que haja um nível tão baixo de compreensão do que significa Blockchain em geral. Para cada grupo de fãs otimistas, há um número igual de pessoas profundamente céticas e um grupo enorme de pessoas assustadas em relação a Blockchain.

Sejamos realistas, sem fatalismo e sem otimismo cego, o desafio da compreensão de Blockchain por grande parte dos habitantes do planeta Terra, parece ser a cereja do bolo, pois isso explica os muitos vídeos e artigos que oferecem explicar a Tecnologia para você, seus pais e primos mais distantes, em poucos minutos todos estarão atualizados sobre ICOs e mineração.

No entanto do outro lado paraíso os especialistas vulgo “Os cabeças branca” recomendam que os empresários e empreendedores que querem entrar na brincadeira devem estar bem mais informados. No mínimo, devem procurar e começar a confiar em consultores comprovados que possam fazer com que as ideias e as estratégias comerciais em Blockchain funcionem.

Assim temos uma grande oportunidade, que será a solução para Problemática de Convencer os empresários e empresas que Blockchain pode ajudá-los a crescer.
Respondendo com objetividade perguntas difíceis, do tipo, Quais serão os benefícios finais? Pois Eles, Você, Seus Pais e Primos são céticos em relação ao bônus de marketing que é saltar no trem em movimento da tecnologia mais quente do momento. Todos querem saber o fator ROI de se envolver em iniciativas Blockchain. Definitivamente as perguntas, O que estamos comprando? e Como fazemos o pagamento? Merecem prioridade com respostas claras e verdadeiras que serão apresentadas para cada líder de negócios.

O cenário atual trás negócios baseados em tokens que estão com custos altos, mesmo se tratando de uma tecnologia realmente sólida e mais complexa.
Agora, a percepção de má reputação que ronda Blockchain, em parte está relacionada com a onda ICO, já que recentemente ofertas de inicialização fraudulentas surgiram para manchar o perfil da plataforma de confiança. Mas vale a pena mencionar que ICOs ainda são uma maneira legítima de envolver as pessoas.

Como não existe um modelo comercial estabelecido para projetos residentes na cadeia de blocos, embora um modelo de negócios ainda possa surgir, a confusão e a má qualidade de certas ofertas levantam os Problemas de Legitimidade.
Mais um momento de oportunidade de negócios gerados por problemas, sim temos espaço para propostas de alianças entre empresas, startups e curadores, com o objetivo de gerenciar e produzir produtos significativos e verificar a legitimidade das propostas apresentadas num ecossistema administrado por contratos inteligentes que valorizem ideias de negócios originais e de resolução de problemas.

É nesse momento que podemos escutar que um bom exemplo de disruptivo é Uber ou Airbnb, sim podem ser disruptivos mas felizmente não tem nada haver com Blockchain.
Então temos iniciativas que mantem os intermediários e mais, adicionam outros intermediários sendo citadas como disruptivas por reguladores, advogados e paraquedistas abstratos que tentam moldar iniciativas em Blockchain nas categorias existentes e obsoletas.

Enquanto os especialistas legais, reguladores e consultores abundam, nem todos os conselhos trazem valor agregado para solucionar os Problemas de Regulação.
Será preciso ter muito cuidado ao escolher especialistas em regulação, mais uma boa oportunidade para geração de novos negócios nos segmentos legal e regulatório que entendam e defendam os seguintes propósitos básicos em Blockchain, as transações são P2P e as relações de confiança são possíveis.

Ainda há muito trabalho a ser feito, considerando que simplesmente não há pensadores e desenvolvedores suficientes, que realmente estejam familiarizados com os prós e contras da tecnologia Blockchain. Aqui outro problema, pois como é difícil encontrar designers e desenvolvedores experientes neste tema, já que tudo é muito recente. Ainda é uma tecnologia relativamente nova, e de muitas maneiras, as pessoas estão tentando aprender na medida do possível.

O Problema Educar, pode ser um pouco óbvio, mas já foi entendido como oportunidade pelos “players” do segmento ensino, que estão formatando cursos ligados a Blockchain nos moldes de hoje, com custo alto e muitos intermediários.
Embora tenhamos um núcleo de designers e desenvolvedores que já completaram alguns projetos na cadeia de blocos, precisamos todos darmos ênfase no (re) treinamento das pessoas envolvidas.
A partilha de conhecimento precisa estar alinhada com o cerne da tecnologia, onde designers, desenvolvedores e educadores valorizem a recompensa e deixem de lado os falsos argumentos da remuneração.

Há alguma verdade na vida real, onde alguns se divertem com aqueles que só usam a palavra sem saber o que isso significa. Este cenário apenas existe para aumentar o preço das “ações” e dos “cursos”.

Blockchain é uma mudança de paradigma, assim é atraente por vários bons motivos. Mas todos devemos mergulhar mais profundamente sobre o que significa trabalhar com as razões de ser uma plataforma distribuída , segura, imutável e de confiança.
Blockchain pode resolver problemas que outras tecnologias não resolveram, num período a médio prazo. Serão desafios que vão parecer um pouco assustadores no início, no entanto, serão mais benefícios a longo prazo.

Scroll Up