Condensadores de grafeno são destaque em curta metragem.

super01

.

O diretor Brian Golden Davis apresenta o curta metragem intitulado “The Super Supercapacitor”. A produção busca destacar pessoas excepcionais e ideias que mudem o mundo, que causem impactado no curso do desenvolvimento humano, ou que tenham grande potencial para afetar significativamente a forma como viveremos na próxima geração.

Os protagonistas deste pequeno filme e de uma grande ideia, são o estudante Maher El-Kady e seu supervisor e professor Richard Kaner, dois cientistas da UCLA que estavam procurando a melhor maneira de fabricar um material super-forte quando acidentalmente aconteceu a descoberta de um supercapacitor.

Talvez a maior surpresa do vídeo, foi ver o engenhoso método que Kaner e El-Kady criaram para desenvolver um outro santo graal na comunidade científica, pois o processo baseia-se em disco de DVD revestido com uma película de óxido de grafite que é em seguida tratado a laser no interior de uma unidade DVD LightScribe para produzir eletrodos de grafeno.

Os supercapacitores de grafeno são candidatos em potencial para alimentar uma futura geração de gadgets, carros, e sistemas, pois em comparação as baterias atuais são de 100 a 1000 vezes mais rápido, proporcionando carregar um iPhone em 30 segundos, ou carregar totalmente um carro elétrico em minutos. Igualmente importantes são os benefícios ambientais dos supercapacitores, pois ao contrário das baterias, que contêm substâncias tóxicas e metais, o grafeno é totalmente biodegradável.

.

.

super02

super03

.

.

Scroll Up