hotel01

Durante um mês acontece o Red Bull House of Art, 10 artistas ocuparão o Hotel Central, bem no coração de São Paulo, terão um único objetivo: criar.

O cenário certamente vai inspirá-los. O teto dos corredores é altíssimo. As portas dos quartos tem 3,8 metros de altura. Os quartos são amplos: 4 por 5 metros. Não há como chegar lá de carro. Caminha-se pelo Bulevar São João, o calçadão que começa no Vale do Anhangabaú. No número 288, está a porta de ferro adornada por ramos de café e a placa é discreta. O prédio é tombado pelo Condephaat, o órgão estadual do patrimônio histórico. Quando o prédio foi construído, não havia concreto armado assim é todo de vigas de aço e alvenaria.

Construído em 1918 pelo arquiteto Ramos de Azevedo, o mesmo que fez o Teatro Municipal, o prédio do Hotel Central já foi moradia de barão do café e funcionou como hotel dos anos 20 até 2005, quando foi desativado. Os 10 quartos do segundo piso foram adaptados para servirem de ateliers individuais. Haverá ainda salas de projeção, internet e edição e espaços coletivos destinados a exposições, intervenções artísticas e palestras. A organização da mostra também resgatou a mobília original do hotel, presente na decoração das áreas de convivência e dos ateliers dos artistas.

O Red Bull House of Art é um projeto internacional e terá seu pontapé inicial aqui no Brasil. O time de artistas reúne várias formas de expressão artística como pintura, escultura, street art, vídeo-instalação, sound design, fotografia, multimídia, entre outras. Os artistas confirmados são Cláudio Bueno, Alessandra Cestac, Rodrigo Garcia Dutra e Regina Parra, do Brasil, e ainda Zander Bloom (África do Sul), Hiraku Suzuki (Japão), El Bocho (Alemanha), Gabriela Golder (Argentina), Rui Gato (Portugal) e Grant Davis (EUA).

A primeira exposição vai reunir uma coletânea de trabalhos já realizados por todos eles. Já a segunda mostra, vai trazer as obras desenvolvidas durante a residência no Red Bull House of Art. A curadoria é de Lucas Bambozzi e de Maria Montero.

A entrada é franca. Primeira exposição aberta desde de 11 a 22 de novembro. Segunda exposição de 5 a 13 de dezembro. De terça a sexta das 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 18h.

hotel02hotel03hotel04hotel05hotel06hotel07hotel08hotel09

Scroll Up