joias01

 

Este catálogo recentemente surgiu nas páginas do site oficial da Bayerischen Staatsbibliothek München, a peça solicitada por Albert V, duque da Baviera e foi realizada pelo artista Hans Mielich.

Em 1547 Albert casou com Anna von Habsburg, filha do Rei da Áustria, com este casamento foi concebido o termino da rivalidade política entre Baviera e a Áustria.

O pergaminho manuscrito exibe mais de cem ilustrações em guache, são 58 páginas, setenta peças de joalharia, a grande maioria pertencente à Duquesa Anna, extra oficialmente, pois Albert  foi um patrono das artes e um grande colecionador, então são nomeadas poucas peças em seu nome, mas a obra esconde em seus detalhes a verdadeira procedência das peças e seu real dono.

O catálogo guarda tantos outros segredos e coincidências, exemplo o tempo utilizado por Hans Mielich para iniciar e finalizar o trabalho que lhe valeu na época 200 fl. foi de 3 anos (1552 / 1555), neste período foram assinados dois importantes tratados entre os dois paises, Tratado de Passau (1552) e de Augsburgo (1555).

Esses acontecimentos hitóricos e outros, também justificam a presença de outras ilustrações como a mixagem dos brazões e a mais interessante que é a do casal flagrado em uma disputadíssima partidade de xadres.

 

joias02joias03joias04joias05joias06joias07joias08joias09joias010joias011

 

 

 


Categorias: ArtFashion

Adirson Allen

evangelista de tecnologia, designer de tendências e cool hunter