persona01

Personas é um componente do projeto Metropath dedicado as etiologias, atualmente em exposição no Museu do MIT, apresentado pelo Sociable Media Group que integra o MIT Media Lab.

O aplicativo une processamento de dados, linguagens sofisticadas e a internet para criar um retrato de dados da identidade on-line e elementos agregados, enfim o Personas mostra como a Internet te vê.

Bastar digitar o nome, e o Personas inicia seu trabalho, vasculha a web para obter informações e as tentativas de caracterizar a pessoa são adaptados a um conjunto predeterminado de categorias, este processo algorítmico foi desenvolvido e criado a partir de um acervo enorme de dados.

Todo processo computacional é visualizado em cada fase da análise, culminando na apresentação de um perfil, na forma de uma time line ou seria melhor dizer um pantone horizontal aparentemente autoritário e pessoal.

Personas foi criado por Aaron Zinman, com a ajuda de Alex Dragulescu,  Yannick Assogba e  Judith Donath. Ele demonstra um mundo onde as fortunas são procuradas através de mineração de dados em vastos repositórios de informação e que o computador é indispensável a nossa vida, mas esta longe de ser um assistente infalível.

Assim todo processo é direcionado para o espectador refletir sobre o nosso mundo atual e futuro, onde as histórias digitais são tão importantes, se não mais importante que a história oral, e métodos computacionais de condensar os nossos rastros digitais são socialmente ignorantes.

persona02

.

.
.

One thought to “Personas by Aaron Zinman.”

Os comentários estão fechados.

Scroll Up