mahanta02

O Projeto Mannahatta volta as páginas do tempo, para apresentar a Island Manhattan nos dias que antecederam a chegada dos holandeses em 1609.

A ilha era verde coberta com florestas, rios, vida selvagem e com uma topografia completamente diferente dos dias de hoje.

Após quase uma década de pesquisas, Eric W. Sanderson e seus colegas da Wildlife Conservation Society, criaram uma verdadeira máquina do tempo virtual que pode ser experimentada online através do link para o mapa.

Com um clique do mouse, se pode ver qualquer endereço em Manhattan, nos dias de 1609 que é uma grande diversão para quem já conhece ou nunca visitou Nova York.

Mas para quem está interessado no meio ambiente, é uma idéia de como o homem mudou profundamente e modelou natureza em apenas algumas centenas de anos, ao longo de 26 milhas que acompanham o rio Hudson.

A ilha que pelos índios nativos era chamada de “Mannahatta” ou “ilha de muitas colinas” continha aproximadamente 500 colinas, 60 quilômetros distribuídos em 300 córregos e nascentes. Havia praias arenosas, carvalhos e pinhais, e mais de 1000 espécies de plantas e animais.

O objetivo do projeto não é lamentar a perda de um habitat natural, intocado, mas sim de analisar como a bio-diversidade, foi substituída pela diversidade cultural e social. O projeto não faz julgamentos. Veja todo projeto.

Se vai estar em Nova Iorque, o Mannahatta projeto é objeto de uma maravilhosa exposição no Museu da Cidade de Nova Iorque.

Se você quiser ler mais, não se esqueça de verificar Manhatta: Uma História Natural de Nova York.

mahanta01
.

Categorias: Tecnologia

Adirson Allen

evangelista de tecnologia, designer de tendências e cool hunter