The FLOAT House, é uma nova abordagem para a produção em massa de casas de baixo custo que respondem a cultura local e o clima da região.

O projeto da equipe Morphosis otimiza com eficiência a produção em massa, respeitando a cultura e o contexto dos residentes locais que podem modificar e personalizar suas casas ao longo do tempo, refletindo a cultura da comunidade.

A casa FLOAT senta-se sobre uma base elevada, esta base inovadora é um chassi modular, pré-fabricado em uma única unidade de espuma de poliestireno expandido revestido com fibra de vidro e concreto armado. O mesmo já comporta todas as âncoras exigidas para as parede, a parte elétrica, mecânica e sistemas de canalização pré-instalados. O chassis é projetado para suportar diversos tipos de modelos e configurações de casas, e a grande novidade flutua em segurança em caso de inundações.

Os pilares que ancoram a casa para o chão e os blocos de concreto em que se senta o chassi são construídos no local, utilizando mão de obra local e técnicas de construção convencionais.

As paredes, janelas, acabamentos interiores e kit de teto são peças pré-fabricadas, para serem montadas no local, juntamente com a instalação de equipamentos e aparelhos.

Esta abordagem sustentável é eficiente pois integra o lado moderno de produção com a construção local e tradicional para com isso reduzir os custos, garantindo a qualidade e a redução do desperdício.

Projeto desenvolvido inicialmente para atender as necessidades das famílias em New Orleans, mas o protótipo desta casa pré-fabricada, vem se mostrando uma habitação acessível que pode ser adaptada às necessidades das zonas de inundação por todo planeta.

Créditos do projeto:

Client: Make It Right Foundation

Design Director: Thom Mayne

Project Manager: Brandon Welling

Project Team: Alex Deutschman, Patrick Dunn-Baker, Andrea Manning

Categorias: Tecnologia

Adirson Allen

evangelista de tecnologia, designer de tendências e cool hunter