.

Tipografia não é objeto de costume quando pensamos em campanhas sem fins lucrativos, mas o projeto proposto pela AACD em colaboração com a Agência Click, prova o contrario.

A campanha que utiliza o design para promover uma causa social, é intitulada Unique Types, a iniciativa propoem que pessoas criem fontes inspiradas nas crianças com necessidades especiais. As mesmas são criadas sob licença Creative Commons, assim as fontes podem ser usadas livremente e gratuitamente. Ou seja, anunciantes, agências e artistas podem utilizar qualquer uma das fontes desenvolvidas de forma colaborativa e promover a marca da AACD em mídias que jamais ela estaria.

No site oficial da campanha, podemos encontrar vários vídeos feitos por crianças, convidando e incentivando os diretores de agências no Brasil, a usar esses elementos tipográficos originais em suas campanhas, mostrando que mesmo “deficiente” para um tipo de letra se pode realizar grandes coisas. Além de a partilhar a fontes em suas obras, as agências podem ajudar a organização com doações ou usar o typefaces ao apresentar conceitos para os clientes.

Unique Types é um movimento contra o preconceito. Usando as fontes você apoia a causa da AACD, mostrando que os portadores de deficiência física podem fazer praticamente tudo que as pessoas sem deficiência podem.

.

.

.

.

.

.

Scroll Up